sábado, 12 de outubro de 2013

PARABÉNS DIOCESANO: O GIGANTE DA PRAÇA DA BANDEIRA: 98 ANOS DE CIÊNCIA E FÉ


O Gigante da Praça da Bandeira, completa 97 anos de Ciência e Fé.

Venho aqui registrar com alegria que hoje é um dia muito feliz pra mim. Os 98 anos do meu querido Gigante da Praça da Bandeira, o Ginásio Amigo Querido Lar, meu Diocesano. Parabéns e abaixo deixo minha homenagem, com a retrospectiva do ano passado.

HOJE, 12 DE OUTUBRO, É UMA DATA MUITO ESPECIAL PARA MIM E PARA GARANHUNS. QUANDO COMEMORAMOS OS 98 ANOS DO GIGANTE DA PRAÇA DA BANDEIRA: O COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS, ONDE TIVE ORGULHO DE ESTUDAR DURANTE 3 ANOS (1998-1999-2000) E CONCLUIR O CURSO CIENTIFICO (HOJE ENSINO MÉDIO).



HISTÓRICO DO COLÉGIO: (Fonte: Prof Alberico - Diretor do Colégio Diocesano).

Antes de nascer, o Ginásio de Garanhuns já existia na mente do Mons. Afonso Pequeno, primo do Mons. Antero e vigário da paróquia de Garanhuns desde 1908. Conseguiu ele a fundação, em 1912, do colégio das meninas (Santa Sofia) e, ao entregar a paróquia ao Cônego Benígno Lira, exigiu dele o compromisso de fundar o colégio dos meninos. Por esse tempo, os meninos estudavam, uns na escola paroquial, outros no próprio Santa Sofia, outros nas escolas públicas e no colégio protestante; os mais adiantados, quase todos deixavam de estudar, pois só os ricos podiam ir para Recife, continuar os estudos. Estava em Garanhuns, desde março de 1912, como capelão do Santa Sofia e coadjutor da paróquia, o Padre José Ferreira Antero. Ao assumir a paróquia, o Cônego Benígno Lira em janeiro de 1915, dois padre recém-ordenados - João Olímpio dos Santos e Eustáquio de Queiroz - lhe foram dados como coadjutores, para que o Padre José Ferreira Antero pudesse ficar livre do trabalho paroquial e, assim ser fundado o colégio dos meninos.
Habitavam os quatro padres a mesma casa paroquial e, nela, a 19 de março de 1915, foi fundado o Gymnásio de Garanhuns, pelo Cônego Lira, ficando o Padre José Ferreira Antero como diretor e tudo o mais, pois o vigário e os dois coadjutores mal tinham tempo de vencer os pesados trabalhos na paróquia. Sendo o dia 19 de março um sábado, as aulas começariam a funcionar na segunda-feira dia 21 de março. Começou a funcionar no chalet, primeiro prédio do lado de cima da rua Santo Antonio, lado direito da Catedral, eram utilizadas também, as duas primeiras casas da rua D. Luís de Brito, nos fundos do Hotel Familiar. Em dos mais belos prédios de Garanhuns, naquele tempo! Começaram as aulas com 15 alunos externos, número que, aos poucos, foi sendo aumentado. A disciplina impecável, a eficiência do ensino, os festivais realizados, eram coisas nunca vistas em Garanhuns! Tão eficazmente o Ginásio foi dirigido pelo Padre José Ferreira Antero que, em pouco tempo, começou a gozar de ótimo conceito em todo o Estado e no Estado de Alagoas, de onde vinham diversos internos.
O fardamento usado era: farda branca com botões dourados, dragonas vermelhas e kepi branco com uma fita verde-amarela, da qual se liam as palavras Gymnásio de Garanhuns. Tal fardamento ainda era usado a 12 de outubro de 1925, em 1927 o branco foi substituído por kaki.

DIRETORES DESDE A FUNDAÇÃO:

1o DIRETOR - MONSENHOR JOSÉ FERREIRA ANTERO (1915-1926)


2o DIRETOR - PADRE MANUEL DIEGUES NETO (1927)

3o DIRETOR - MONS JOSÉ DE ANCHIETA CALLOU (1928-1937)



4o DIRETOR - PADRE ANTONIO CONSTANTINO CARNEIRO (1937)





5o DIRETOR - MONS ADELMAR DA MOTA VALENÇA (1938-1981)



6o DIRETOR - PADRE IVO FRANCISCO DA SILVA (1982-1986)




7o DIRETOR - PROFESSOR ALBERICO FERNANDES (1987 ATÉ OS DIAS DE HOJE) :

OBS: VIDE HOMENAGEM AO PROF ALBERICO, POSTADO NESTE BLOG DATADA EM 09-10-12 NO QUADRO PESSOAS QUE FAZEM OU FIZERAM UMA GARANHUNS MELHOR.


SIMBOLOS DO COLÉGIO

O ESCUDO:


A BANDEIRA:


A bandeira é o símbolo maior do Colégio. Idealizada, em 1936, pelo então Vice-Diretor, Mons. Tarcísio Falcão, fora confeccionada inicialmente assim: campo roxo e amarelo, com faixa branca em diagonal, no centro da qual se encontrava uma cruz de malta, em vermelho e azul. Na esfera azul estavam cinco estrelas representando o Cruzeiro do Sul, como é visto no céu brasileiro. Na faixa branca, lia-se "Ordem e Progresso". Assim permaneceu até 1938.
Ao assumir a direção do Colégio, naquele ano, Mons. Adelmar promove as seguintes alterações na bandeira: substituiu o roxo pelo verde e as palavras "Ordem e Progresso" por "Ciência e Fé", que passam a ser o lema da instituição até hoje. Amarelo e branco: as cores da Igreja a que pertence o Diocesano; verde e amarelo, cores da Bandeira Nacional; faixa branca com a frase "Ciência e Fé", por ser o lema do Colégio; esfera azul, com o Cruzeiro do Sul, simbolizando o céu do Brasil.

O HINO

Na história do Colégio Diocesano de Garanhuns, está imortalizado o nome do Mons. Pedro Magno de Godóy. Foi com grande inspiração que a pedido do Pe. Adelmar, então diretor do Colégio, o Pe Godóy compôs o Hino que une gerações e emociona todos aqueles que passam pelo casarão da Praça da Bandeira. O Hino foi cantado pela primeira vez, em 12 de outubro de 1938.


BANDA MARCIAL:

Pioneira em todo o interior de Pernambuco, a Banda Marcial do Diocesano constitui capítulo dos mais importantes. Nos primeiros anos de vida do Colégio, os alunos marchavam ouvindo e seguindo os gritos de "um-dois" do instrutor. Depois quando maior se tornou o número de alunos, estes desfilavam puxados pela Banda de Música da cidade.
A criação da Banda Marcial constava dos planos do Mons. Adelmar. Ao assumir a Direção do Colégio, conferiu poderes e apoio a um grupo de jovens alunos, entusiastas, que, aos poucos, foram adquirindo os primeiros instrumentos. Fizeram "vaquinhas" e promoveram jogos e outras formas de angariar fundos.
Um tarol, um tambor-surdo, uma caixa e três cornetas em ré - foram os primeiros instrumentos adquiridos. Assume a organização da Banda o jovem Luiz Gonzaga Ribeiro.
A banda continuou crescendo com o entusiasmo quase incontido dos alunos. A cada ano aumentava o número de novos instrumentos e participantes.
A partir dos anos 40, o Diocesano foi conferindo aos seus desfiles cívicos caráter da singularidade, pela organização, encantamento, a vibração dos jovens alunos e os calorosos aplausos do público.
O som da famosa Banda é inigualável e faz tremer as ladeiras que desmandam ao Casarão da Praça da Bandeira, atualmente Praça Mons Adelmar.A Banda tem como regente Jasiel Leite que fará um curso de dois anos na Universidade de Música de Coimbra Portugal e passara a regencia para o có-regente Alexandre Felix.

VEJA ABAIXO UM VIDEO FALANDO SOBRE A BANDA




ASSOCIAÇÕES:

O COLÉGIO POSSUI 3 ASSOCIAÇÕES: O GREMIO PADRE IVO FRANCISCO PRESIDIDO PELO ALUNO IGOR GUEDES, A ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES E FUNCIONARIOS DIRIGIDA PELO PROFESSOR EUGENIO SOBRINHO E A ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS.
O COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS, FAZ PARTE DA ACODINE (ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DIOCESANOS DO NORDESTE) E TEM COMO PRESIDENTE O NOSSO DIRETOR, PROFESSOR ALBERICO FERNANDES.

TEATRO:

Desde a sua fundação que o Diocesano estimula as atividades artístico-culturais entre os seus alunos. Quantas peças e dramas teatrais foram encenadas em dias de festa. No início, foi o Mons. Antero, e depois D. Almira, que com carinho selecionava as peças e os atores.
Seguindo a tradição cultural do Colégio, atualmente funciona o Grupo Diocesano de Artes, que juntamento com o Diocesano Corpo e Ritmo, muito tem feito pela cultura de Garanhuns. As atividades culturais do Colégio são dirigidas pelo Prof. Carlos Janduy, professor, poeta e escritor. Tendo o Grupo Diocesano de Artes, participado de vários Festivais de Teatro, ganhando vários prêmios, sendo inclusive destaque em um dos Festivais de Inverno de Garanhuns.

CURIOSIDADES:

PRIMEIROS ALUNOS

João Domingos da Silva
José Cyriaco de Godoy Machado
José Rodolfo
Eurico Lira
Humberto Lira

PRIMEIROS ALUNOS INTERNOS

Oscar de Almeida Castro
Humberto Lira
Antonio Ferreira Antero
Raimundo Ferreira Antero
Carlos de Cárdi
Lourival de Almeida Castro

PRIMEIRA ALUNA DO CURSO CIENTIFICO

Maria Adisa Silvestre Valença

PRIMEIRA ALUNA DO CURSO DE CONTABILIDADE

Adalgisa de Vasconcelos Pernambuco


ESPORTES

O Colégio tem o cuidado de incentivar os esportes na vida de seus alunos. E vem se destacando em várias competições,inclusive nos jogos escolares do Agreste Meridional deste ano, os atletas do colégio conquistaram grandes resultados nas competições. O Coordenador de esportes do colégio é o Professor Adilson de Barros e Silva.

O COLÉGIO DIOCESANO OFERECE OS SEGUINTES CURSOS:

- EDUCAÇÃO INFANTIL
- FUNDAMENTAL I E II
- ENSINO MÉDIO

O COLÉGIO CONTA COM 816 ALUNOS E 45 PROFESSORES ALTAMENTE QUALIFICADOS . O MAIS ANTIGO DELES EM ATIVIDADE É O PROFESSOR SOUZA QUE LECIONA BIOLOGIA. A FUNCIONARIA MAIS ANTIGA DO COLÉGIO É ELITA MARIA.

E PARA FINALIZAR ESTA HOMENAGEM, DEIXO ABAIXO UMA DECLARAÇÃO DE UM EX ALUNO QUE TEM ORGULHO DE TER ESTUDADO NO GIGANTE DA PRAÇA DA BANDEIRA, E GINÁSIO AMIGO QUERIDO LAR, PARABENS DIOCESANO, NESSES SEUS 96 ANOS E MUITO SUCESSO E QUE DEUS ILUMINE TODOS OS SEUS FUNCIONARIOS,ALUNOS E EX ALUNOS DESTA QUERIDA INSTITUIÇÃO.

PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER AO PROFESSOR ALBERICO DIRETOR DO DIOCESANO E A SECRETARIA FLAVIA SOARES QUE NOS RECEBERAM MUITO BEM E NOS DERAM DADOS IMPORTANTISSIMOS PARA QUE PUDESSEMOS FAZER ESTA MATÉRIA HOMENAGEANDO O COLÉGIO (INFELISMENTE, POR MOTIVOS DE FALTA DE ENERGIA, PERDEMOS ALGUNS DADOS PARA POSTAR NESTE BLOG).POSSO DIZER COM ORGULHO, QUE FIZ TODO O CURSO CIENTIFICO (HOJE ENSINO MÉDIO), NESSE COLÉGIO NOS ANOS DE 1998,1999 E 2000.
QUERO AGRADECER E DIZER QUE TIVE A HONRA DE ESTUDAR COM PROFESSORES COMO ALBÉRICO (BIOLOGIA), VALÉRIA (QUIMICA), MARIO BERNARDINO (FISICA), ROBSON (MATEMATICA), MAGDA (PORTUGUES), EUGENIO SILVA (INGLES), CLAUDENOR (INFORMATICA), ADILSON BARROS (HISTORIA E GEOGRAFIA), TEREZINHA (PORTUGUES E LITERATURA), EUGENIO SOBRINHO (MATEMATICA), ALDEMIR (GENÉTICA),ALGUNS AINDA LECIONANDO NO COLEGIO, OUTROS QUE JÁ NAO ESTÃO MAIS NO COLÉGIO,MAS QUE FIZERAM PARTE DE MINHA VIDA. POSSO TAMBÉM LEMBRAR DE ALGUNS FUNCIONÁRIOS COMO AS GRANDES SECRETARIAS ANTONIA ZEDINIRA E MADALENA, O PESSOAL QUE VIGIAVA E TOMAVA CONTA DO COLÉGIO S.EUTROPIO (IN MEMORIAN), S.ANTONIO, RONALDO, D.IRENE, MAIS CONHECIDA COMO NENA, DENTRE OUTROS. E PARA FECHAR, QUERO DIZER, QUE TENHO A HONRA, DE HOJE,TE-LOS COMO AMIGOS PARTICULARES,ESPERANDO QUE ELES LEMBREM DE MIM TAMBEM COMO AMIGO E EX ALUNO QUE SOU PARA ELES.
PARABENS DIOCESANO PELOS SEUS 96 ANOS E QUE VENHA AI O CENTENÁRIO.

ALGUMAS FOTOS:


Placas da secretaria do Colégio

Placa afixada na secretaria Almira Valença
Aspecto do Ginásio Poliesportivo.
Outro angulo do Ginásio Poliesportivo do colégio
Outro angulo
Altar da Capela do Colégio após reforma recente.
São José, Padroeiro do Colégio

Outro aspecto da Capela do colégio
Tradicional escadaria do colégio com quadro de São José
Frente do Colégio
Outro angulo da frente do colegio
Frente da Capela do colégio


Prof Alberico atual diretor do colégio e eu ex aluno.


ABAIXO MINHA HOMENAGEM FINAL, COM A LETRA E UM VIDEO COM O HINO DO COLÉGIO.



Hino do Colégio Diocesano de Garanhuns


Letra e música do Cônego Pedro Magno de Godóy

Alto padrão de civismo e de glória,
Templo sagrado de luz e saber,
És o penhor de estupenda vitória,
Que para nós o lutar é vencer!
Por Deus marchamos, levando a bandeira
Da pátria nossa, gentil brasileira.
Avante, pois, com ardor juvenil.
Pelo Brasil, pelo Brasil!
--------------
Eis lá no céu o Cruzeiro luzindo,
Emblema augusto de crença e de amor!
É noite! A terra dorme, sorrindo ...
Pra despertar com mais fulgor!
Ouvindo a voz do clarim n'alvorada.
Chamando à luta, em a nova jornada.
Ginasianos, nume imortal,
Seja a instrução nosso ideal!
---------------
Astro brilhante que anima e aquece,
Ao te fitar, nossa mente delira,
Curva-se a fronte para uma prece
E dentro em nós a alma suspira . . .
Aos pais aos mestres, em grato louvor,
Cheguem as notas deste hino de amor!
Ginásio amigo, querido lar,
Tudo faremos por te exaltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário