Tiago Valença´s Blog: VEREADORES DE GARANHUNS FAZEM VISITA A FAMEG-ITPAC

quinta-feira, 18 de abril de 2013

VEREADORES DE GARANHUNS FAZEM VISITA A FAMEG-ITPAC

Vereadores de Garanhuns estiveram fazendo uma visita oficial, nesta última quarta-feira, 17, à Faculdade de Medicina, do grupo ITPAC, que aguarda o credenciamento do Ministério da Educação para reiniciar suas atividades. A presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nelma Carvalho, esteve acompanhada dos vereadores Paulo Leal, Luzia Cordeiro, Haroldo Vicente e do presidente da Casa Raimundo de Moraes, Audálio Ramos Filho. Os representantes municipais foram recebidos pelo Dr. Márcio Quirino, diretor da Instituição de Ensino.

De início, Dr. Márcio apresentou um breve relato dos trâmites que o ITPAC tem cumprido para realizar o sonho de voltar a ter os alunos em suas salas de aula, mostrando que o processo de migração do Sistema Estadual para o Federal se encontra aguardando a autorização final no Ministério da Educação.

Durante o encontro, várias dúvidas foram tiradas, e encaminhamentos foram feitos para o apoio integral da nova legislatura municipal ao funcionamento da FAMEG-ITPAC.

Dr. Márcio apresentou administrativamente o quadro de pessoal do ITPAC Garanhuns, como a diretora administrativa Manuella Nascimento, que mostrou que a instituição continua funcionando normalmente, pagando seus funcionários e cumprindo com suas obrigações contábeis em dia, aguardando a autorização do MEC. "Estamos prontos para funcionar de imediato, tão logo venha a boa notícia de Brasília" - Relatou.

Assuntos como a importância sócioeconômica de um novo curso de medicina para Garanhuns e região deram a tônica do encontro. "Tivemos inscrições de todo o Brasil em nosso vestibular, mostrando a repercussão deste curso para a região. São pessoas que vêm estudar e, muitos deles, estabelecerão suas vidas aqui. Trabalhando, namorando, casando, investindo em nosso desenvolvimento. São jovens que trabalharão nesta área tão crítica como é o atendimento médico na região" - registrou Dr. Márcio Quirino.

A FAMEG-ITPAC passou por várias vistorias do MEC, obtendo nota 4, numa escala que vai até 5. A boa impressão foi também identificada pelos vereadores, que visitaram todas as instalações da instituição. Salas de aula, biblioteca, laboratórios, salas especiais que cumprem todas as exigências do Ministério da Educação. Segundo Dr. Márcio, existem convênios com diversas instituições de saúde em toda a região, que adequa a quantidade de leitos por aluno, atendendo a mais esta exigência do Ministério da Educação.

"Precisamos fortalecer ainda mais a luta pela reabertura desta faculdade. E agora, depois desse encontro, vamos propor na Câmara e junto aos políticos que têm liderança em nossa cidade, que envidem esforços para vermos funcionando este grande investimento sócioeconômico para nossa região" - Afirmou Nelma Carvalho.

"Ficamos felizes e tristes ao mesmo tempo. Primeiro vemos a Câmara cumprindo sua função de ir ao encontro das demandas de nosso município. Os vereadores buscando agir nas necessidades, mas ao mesmo tempo, observarmos uma estrutura grandiosa como tem esta faculdade, com equipamentos que não se encontram facilmente nas universidades do país, desta forma, parados, sem utilização pelos jovens universitários de um curso como é medicina, que tem escassez de pessoal em nossa região, é de fato angustiante. Vamos debater, encontrar meios, juntarmos as forças com o executivo, já que o prefeito Izaías Régis também tem priorizado a FAMEG, para mostrarmos ao MEC a importância do funcionamento desta instituição de ensino para o interior do Nordeste" - defendeu Audálio Ramos Filho, presidente da Câmara.

Como continuidade das ações, o Diretor Acadêmico do ITPAC Garanhuns, Dr. Célio Fernandes, estará se encontrando com os vereadores nos dias 25 e 26 deste mês, em programação ainda a ser elaborada.

Para saber mais:
Presidência da Câmara: Audálio Machado Filho - (87) 9988.5225
Comissão de Educação: Nelma Carvalho
ASCOM - Câmara de Vereadores de Garanhuns








Nenhum comentário:

Postar um comentário