Tiago Valença´s Blog: PARABENS GARANHUNS ! 133 ANOS DE MUITA HISTORIA !

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PARABENS GARANHUNS ! 133 ANOS DE MUITA HISTORIA !

                                                   Garanhuns, 133 anos de muita história !

Hoje, Garanhuns, completa 133 anos de emancipação política, e o nosso blog falará um pouco da nossa cidade, apesar de não ser daqui, mas já me sinto um Garanhuense, pois moro aqui desde 1996, quando deixei minha Paraiba amada.

Abaixo um pouco da historia e alguns dados da cidade:
fonte: wikipedia

Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro. A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.
Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
O município de Garanhuns localiza-se no Planalto da Borborema a latitude 8º53'25" sul e a longitude 36º29'34" oeste, estando a uma altitude média de 900 metros. Seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude, seu rio mais importante o rio Mundaú. Sua população é de 129.392 habitantes, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2010.
A zona urbana de Garanhuns possui 12 bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Centro (Santo Antônio), Dom Hélder Câmara, Dom Tiago Postam, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado (Brahma), Magano, Novo Heliópolis, São José e Severiano Morais Filho. O município é formado ainda por 3 distritos: Iratama, Miracica e São Pedro.
A temperatura média anual é de 20,4 °C.[7] No mês mais frio, julho, a média é de 17,6 °C e no mês mais quente, fevereiro, a temperatura média é de 22,1 °C.[8] A ocorrência de garoa na cidade é muito comum, daí a fama de "Cidade da Garoa". Antes mesmo de começar o inverno (junho) as temperaturas já começam a baixar. A baixa temperatura perdura até meados de setembro. A menor temperatura registrada na cidade foi de 7 °C
A economia de Garanhuns é formada pelos seguintes fatores:
  • Comércio - Muito diversificado. Garanhuns é cidade pólo de 25 municípios.
  • Indústria - Diversificada.
  • Agricultura / Pecuária - Região conhecida como a maior bacia leiteira de Pernambuco, além de feijão, milho, mandioca e café.
  • Turismo - Fator de muita importancia no município: Pontos turísticos, clima agradável, boa estrutura hoteleira, festivais além de excelentes restaurantes que vão desde a cozinha regional à suíça deixam a cidade mais conhecida.
Vista de uma das regiões do maciço de Garanhuns

Comércio

O comércio de Garanhuns é bastante influente sendo o mais importante do Agreste Meridional. O município passa por diversas mudanças, e empresas fortes do setor comercial estão se instalando na cidade, já que a mesma é pólo de 25 municípios.
1º Centro Comercial
O Centro de Garanhuns é formado por lojas de diversas variedades, inclusive redes nacionais: Ferreira Costa, Pérola Jóia, Todo Dia, Eletro Shopping, Insinuante, Lojas Maia Magazine Luiza, Farmácia Pague Menos, Lojas Americanas, Autoescola CONDE, entre outras. Com seu crescimento rápido, o comércio já alcança a Av. Rui Barbosa (bairro de Heliópolis).
2º Centro Comercial
Localiza-se na Av. Duque de Caxias (Heliópolis / Severiano Moraes Filho). Cresce rapidamente e é formado por lojas de diversos setores.
Centros locais em expansão
  • Boa Vista
  • Brasília (Magano / São José)

Infra-estrutura

Garanhuns tem treze linhas de ônibus operadas pelas empresas "São Cristóvão" e "Padre Cícero":

Educação

Garanhuns possui 59 escolas estaduais, várias escolas municipais. Há ainda um projeto de inclusão digital utilizando os serviços de uma parceria com o Ministério das Comunicações, o Programa GESAC, que planeja uma cidade 100 por cento conectada a internet por Wi-Fi, sendo serviço gratuito.
Instituições de Ensino de Nível Superior
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE – UAG.
  • Universidade de Pernambuco - UPE – Campus Garanhuns.
  • Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA.
  • Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG.
  • Faculdade de Engenharia de Garanhuns - FACEG.
  • Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns- FAHUG.
  • Faculdade de Medicina de Garanhuns - FAMEG.
TOTAL DE INSTITUIÇÕES: 07
Instituições de Ensino de Nível Técnico
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.
  • Escola Técnica Municipal João Florêncio de Melo.
  • Fundação Bradesco.
TOTAL DE INSTITUIÇÕES: 05

Cultura

O Relógio das Flores de Garanhuns

Pontos turísticos

O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.
Escultura do Cristo no Monte Magano
Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores (Praça Tavares Correia), o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Tem também o maior cristo do Brasil em altitude. (cristo do magano)

Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em processo de instalação no antigo Fórum da cidade, deverá reunir o acervo do antigo Museu da Cultura Latino-americana, formado por 2,2 mil peças de 77 cidades pernambucanas e de 12 outros países latino-americanos, e também por outros quatro museus temáticos. A Casa do Artesão, com um acervo de 4 mil peças, também será um dos espaços reintegrados[9].

Eventos

  • Festival de Inverno de Garanhuns
  • Festival de Música e Arte de Garanhuns - FEMUARTE - Criação do Radialista Lourival Fernandes
  • Festival da Jovem Guarda
  • Festival Gastronômico Garanhuns Sabor das Flores
  • Espetáculo Jesus Alegria dos Homens - Criação: Gerson Lima e Jeferson Fitipaldi
  • Garanhuns Jazz Festival
  • Garanhuns Moto Fest
  • Guará Moto Fest
  • Fúria Night
  • Forrock Guará
ATUAL PREFEITO: LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
VICE: ALMIR PENAFORTE

ATUAL CÂMARA DE VEREADORES: 11

VEREADORES: 

SIVALDO ALBINO
ZAQUEU NAUM LINS
CAPITÃO LUCENA
SILVIO SABINO
ZE DO VILAÇO
DIMAS CARVALHO
NATALICIO
JOAQUIM CARNEIRO
ARY JUNIOR
GERSINHO FILHO
MARCELO MARÇAL

ABAIXO PUBLICAREMOS DUAS MENSAGENS DE ANIVERSÁRIO DE 2 PESSOAS ILUSTRES EM GARANHUNS: O VEREADOR SIVALDO ALBINO E O EMPRESÁRIO DE RENOME ALVARO FERNANDES.

MENSAGEM DE ALVARO:

´´Gostaria de parabenizar minha cidade de uma forma diferente. Homenageando todos que lutam pelo nosso desenvolvimento. Vamos andar numa cidade desenvolvida, vamos ter orgulho de ser garanhuense. Faço o que gosto, trabalho no que quero e amo minha cidade.´´

MENSAGEM DE SIVALDO ALBINO:

Feliz Aniversário, Garanhuns!

No dia 4 de fevereiro, graças a uma Lei de nossa autoria de Nº3699/2009, aprovada e sancionada pelos Poderes Legislativo e Executivo, podemos comemorar o aniversário da Elevação à Cidade de nossa querida Garanhuns. Para isso, dei minha contribuição como Vereador, consciente de que propondo que esta data fosse feriado, Garanhuns recebesse as reverências que tanto merece.

Tenho orgulho de ser filho legítimo desta cidade, como também de suas belezas, sua história, sua localização geográfica privilegiada.

Aconchegante, como colo de mãe, Garanhuns é, sem dúvida, um dos mais importantes municípios de Pernambuco, por isso, neste momento em se comemora seu 133º aniversário, meu melhor presente é poder contribuir para a melhoria, sua estrutura e a qualidade de vida de sua população.

Tudo que se diz respeito a Garanhuns me interessa. Como um filho que defende sua mãe eu defendo minha cidade. Fico triste quando percebo que seu desenvolvimento pode não ser contínuo e é aí que eu penso em fazer muito mais como representante do povo.

Há um ditado que diz que “uma andorinha só não faz verão”, portanto, precisamos urgentemente dos nossos mais decisivos esforços para alavancar de vez os destinos de nossa cidade, pra que ela atinja o patamar que merece e que nós imaginamos.
Feliz aniversário, Garanhuns!

Que Deus lhe abençoe e ilumine a todos que aqui vivem.

Essa é uma simples homenagem de um filho dessa terra que sonha e acredita numa Garanhuns muito melhor!  

Sivaldo Albino

PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES DOS 133 ANOS DA CIDADE:

Dia 03 de Fevereiro (Hoje)


 21h Shows de Aniversário - Local Esplanada Guadalajara


Atrações: Kiara Ribeiro, Forró Pesado e Mourinha do Forró




Dia 04 de Fevereiro (Sábado)


07h50min - Solenidade de Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal - Local: Defronte a Sede da Prefeitura - Apresentação da Banda Musical do 71º BI Mtz

19h30min - Missa em Ação de Graças pelo Aniversário de Garanhuns - Local: Catedral de Santo Antônio - Celebrante : Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães.


21h - Show Pirotécnico de Aniversário - Local: Esplanada Guadalajara.


21h - Shows de Aniversário - Local : Esplanada Guadalajara


Atrações: Djair e Banda - Banda Pinga Fogo e Saia Rodada



REPETORIO-DVD-10-ANOS (2)


ABAIXO VEJAM UM VIDEO COM O HINO DA CIDADE E ABAIXO A LETRA:

ABAIXO A LETRA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário