PLAY

domingo, 25 de dezembro de 2011

PESSOAS QUE FAZEM OU FIZERAM UMA GARANHUNS MELHOR - NUMERO 22 - LUZINETTE LAPORTE

                          Professora Luzinette Laporte é representante da literatura de Garanhuns.

ESTAMOS NO VIGÉSIMO SEGUNDO NÚMERO DO QUADRO ´´PESSOAS QUE FAZEM OU FIZERAM UMA GARANHUNS MELHOR´´ E A NOSSA HOMENAGEADA DE HOJE É UMA FIGURA DAS MAIS QUERIDAS DA NOSSA CIDADE, A PROFESSORA E ESCRITORA LUZINETTE LAPORTE.
LUZINETTE LAPORTE DE CARVALHO, NASCEU NO DIA 24 DE DEZEMBRO NA CIDADE DE CATENDE-PE, CHEGANDO MUITO JOVEM A GARANHUNS.
ESTUDOU O CURSO PRIMÁRIO NO COLÉGIO SANTA TEREZINHA, CURSO GINASIAL NO COLÉGIO SANTA SOFIA E O CIENTIFICO NO SANTA SOFIA E NO DIOCESANO.
CURSOU ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NA FAFICA (CARUARU-PE), FRANCES E PORTUGUES NA FACULDADE DE FILOSOFIA DO RECIFE E SOCIOLOGIA NA DIOCESE DE GARANHUNS.
FEZ CURSO DE SUPERVISÃO RURAL NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA;
BIBLIOTECONOMIA NA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE;
SEMINARIO DE DESENVOLVIMENTO DE DIRIGENTES (SEC/SUTEP);
RECICLAGEM PARA PROFESSORES DE LINGUA NACIONAL (SEC/FTD);
ATUALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR (SEC-PE);
FOI FISCAL DO CURSO PEDAGÓGICO NO SANTA SOFIA (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA), ONDE TAMBEM LECIONOU PORTUGUES.
NO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS, FOI PROFESSORA DE PORTUGUES,LITERATURA BRASILEIRA, LITERATURA PORTUGUESA, ESPANHOL (LINGUA E LITERATURA), FRANCES (LINGUA E LITERATURA).
LECIONOU PORTUGUES NO SESC E NO SENAC.
ATUOU E ATUA EM VÁRIAS REVISTAS NACIONAIS DENTRE ELAS: REVISTA JUVENTUDE (RIO DE JANEIRO-RJ), FOLHA DA MANHÃ (RECIFE-PE), DIARIO DE PERNAMBUCO, JORNAL DO COMMERCIO, O ESTADO (FORTALEZA-CE), JORNAL DO RECIFE, O MONITOR (GARANHUNS-PE) E S.G PUBLICAÇÕES (GARANHUNS-PE).

FIZEMOS UMA PEQUENA ENTREVISTA COM A PROFESSORA:

TIAGO VALENÇA - QUAIS OS LIVROS DE SUA AUTORIA?

LUZINETTE LAPORTE - ´´A Menina que Falava com as Coisas - Editora Vozes, Um Amor de Mulher - Editora Vozes, O Homem com Girassóis no Olhar - Premio da APL, Os Caminhos de Isabela - (sem lançamento) e No Limiar - CEPE-PE. ´´

TIAGO VALENÇA - JA SE INSPIROU OU SE INSPIRA EM ALGUEM?

LUZINETTE LAPORTE - ´´Sim: meus pais, meus avós (principalmente a avó),corretos,honestos,trabalhadores,sérios e alegres, fortes no rojão da vida. Professores, alguns. Não vou citar nomes. Não seria justo.´´

TIAGO VALENÇA - O QUE ACHA DA JUVENTUDE E DA EDUCAÇÃO DE HOJE?

LUZINETTE LAPORTE - ´´Há muito não tenho contato com os jovens. Não de maneira sistemática. Mas percebo o comum: inquietação, pouca leitura, curiosidade, envolvimento com jogos eletrônicos, internet... Deseducação: os pais não impôem limites pelo que me dizem os professores. Delegam a Escola a formação global dos filhos. É oque ouço. Percebo, porém, no meu círculo, que ainda há marca de famílias estruturadas: educação doméstica.´´

TIAGO VALENÇA - O QUE ESPERA PARA GARANHUNS EM 2012?

LUZINETTE LAPORTE - ´´De início: Garanhuns é uma cidade linda. Se todos os gestores a admirassem e a amassem como alguns dos anteriores, ela seria um paraíso. Sonho uma educação que comece a ensinar a manter a cidade limpa (nas escolas primárias - é assim que as chamo), que ensina o hábito de leitura, que retire as crianças dos ´´games´´ que só levam a violência. Pouca e escolhida a TV. Pelo que leio, os esportes vão começando a interessar mais. Lazer? Não existe para os jovens ou eu não sei? turismo mais explorado: beleza, clima, água boa temos. Basta explorar. O cultivo das flores e frutas. Porque nao trazer de volta? quando cheguei à cidade, eram exportados ! hoje importam ! ... ´´

E PARA FINALIZAR MEU HUMILDE COMENTÁRIO

APESAR DE EU TER CHEGADO EM GARANHUNS, APENAS EM 1997, JÁ OUVIA FALAR MUITO DA HISTÓRIA DESSA EXCELENTE PROFESSORA, ESCRITORA, DENTRE OUTRAS QUALIDADES QUE ELA TEM. MINHA MÃE QUE TEVE O ORGULHO DE ESTUDAR COM ELA, E OUTRAS PESSOAS QUE CONHEÇO, ALGUMAS DELAS, ILUSTRES EM GARANHUNS, SEMPRE   FALAM BEM DELA, E DOS ENSINAMENTOS QUE ELA VEM SEMPRE DEIXANDO PARA VARIAS PESSOAS, ESPECIALMENTE PARA OS GARANHUENSES. SEI QUE ELA TEM VÁRIAS MEDALHAS E CONDECORAÇÕES, TODAS MERECIDAS. ENTÃO COMO NÃO SE ORGULHAR DESTA MULHER? PARABENS PROFESSORA LUZINETTE E QUE DEUS SEMPRE ILUMINE SEU CAMINHO, E APROVEITO PARA DEIXAR OS PARABENS PELO SEU ANIVERSÁRIO QUE FOI ONTEM. MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, curti muito a valorização da cultura e personalidades do município de Garanhuns. Poucas são as pessoas que respeitam e enaltecem as coisas boas de nossa terra!

    ResponderExcluir