Tiago Valença´s Blog: BOMBA ! PLENO DO STJD EXCLUI RIO BRANCO-AC DA SERIE C E ARAGUAINA-TO ESCAPA DO REBAIXAMENTO

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BOMBA ! PLENO DO STJD EXCLUI RIO BRANCO-AC DA SERIE C E ARAGUAINA-TO ESCAPA DO REBAIXAMENTO

                 STJD AGE MAIS UMA VEZ NA SERIE C E AGORA NAO CABE MAIS RECURSO !


                   O Araguaína que havia sido rebaixado herda a vaga deixada pelo Rio Branco-AC
                            Já o Rio Branco-AC terá de disputar a série D Em 2012 !


fonte: http://www.futebolinterior.com.br/

Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) - Na tarde desta quinta-feira, em julgamento no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva , ficou definida a manutenção da decisão em primeira instância que exclui o Rio Branco-AC da Série C do Campeonato Brasileiro. Por maioria dos votos, o Tribunal decidiu aceitar parcialmente o recurso do clube acreano. Isso significa que o clube foi absolvido de pagar a multa de R$ 13.385,37 a que fora condenado, mas manteve-se sua eliminação por infração ao Artigo 231 do CBJD. A decisão não cabe recurso, já que o julgamento no Pleno do STJD é a última instância esportiva a que um clube pode recorrer.
O Rio Branco foi punido por ter recorrido à Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias esportivas. A Fifa é taxativa nesta questão e defende que o clube que aja dessa maneira deve ser punido. O advogado do Araguaína-TO (um dos interessados na decisão), Osvaldo Sestário, já havia dito ao Portal FI que não havia como o Rio Branco não ser punido se tudo fosse feito dentro da legalidade.
Durante toda a polêmica, acusações de influências políticas pipocaram dos dois lados. O PT do Acre teria trabalhado em favor do Rio Branco nos bastidores. O advogado do clube, Armando Melo, inclusive argumentou no Tribunal que "o acesso do Rio Branco à Série B é até mesmo um projeto do governo do estado e de inclusão social". Essa afirmação corrobora esse argumento das influências políticas, já que o governador do Acre é do Partido dos Trabalhadores.
O julgamento foi adiado uma vez, o que fez o técnico e o presidente do Luverdense-MT manifestarem descrença com uma decisão favorável ao clube no STJD, mas agora, com o Rio Branco punido, a equipe fica na expectativa de herdar a vaga e defende que os jogos do Rio Branco sejam refeitos, com o Luverdense jogando no lugar.
No julgamento desta quinta-feira o Luverdense foi representando pelo advogado gaúcho, Werner Becker. Essa foi uma inteligente estratégia do presidente do time matogrossense, Helmute Lawisch, já que Osvaldo Sestário, também advogado do clube, representou o Araguaína, tendo o Luverdense entrado no processo como terceiro interessado.
E agora?
Com a decisão, o que se sabe é que o Araguaína-TO escapa do rebaixamento para a Série D de 2012 e o Rio Branco, excluído, é rebaixado em seu lugar. Já a decisão sobre a inclusão do Luverdense no Quadrangular Semifinal ainda é uma incógnita. Uma vez informada pelo STJD sobre a decisão final, caberá a CBF decidir o que será feito.
Se os jogos contra o Rio Branco forem cancelados, o Paysandu-PA será o maior prejudicado. O clube lidera o Grupo E com seis pontos, mas três foram em cima do Estrelão. Já o CRB apenas empatou com o Rio Branco, o único ponto do time acreano na disputa. Excluindo-se apenas um ponto, o clube regatiano passaria a ser o líder, com quatro pontos, enquanto o Papão ficaria com três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário