PLAY

domingo, 7 de agosto de 2011

LEMBRANDO PESSOAS QUE FAZEM OU FIZERAM UMA GARANHUNS MELHOR - NUMERO 2 - GONZAGA DE GARANHUNS



Gonzaga de Garanhuns, é o nosso segundo homenageado no quadro Lembrando os que fazem ou fizeram Garanhuns.


NASCIDO EM OITO DE AGOSTO DE 1943, LUIZ GONZAGA DE LIMA, O GONZAGA DE GARANHUNS, QUE COMPLETA 68 ANOS NESTA SEGUNDA, É CONSIDERADO UM DOS MAIORES CORDELISTAS DO NORDESTE PELO HOLANDÊS JOSEPH M.LUYTEN, QUE PESQUISA A LITERATURA DE CORDEL.
ALÉM DE CORDELISTA,É ESCRITOR E COMPOSITOR E UM DAS MAIORES FIGURAS DA CULTURA GARANHUENSE.E PORQUE NÃO DIZER DO NORDESTE. RECEBEU O ANUM DE OURO QUE É A MAIOR CONDECORAÇÃO CULTURAL DE GARANHUNS.GONZAGA É PATRIMONIO DE GARANHUNS. SÃO QUASE QUATRO DÉCADAS DEDICADAS À POESIA E A MÚSICA,SEJA NOS SEUS LIVROS,FOLHETINS OU COMPOSIÇÕES.EM 1972, ESCREVEU SEU PRIMEIRO CORDEL ´´LAMPIÃO EM SERRINHA´´ QUE FAZ PARTE DO CD COMEMORATIVO DOS SEUS 30 ANOS DE CARREIRA LANÇADO EM 2002. SUA LIGAÇÃO COM OS VERSOS E RIMAS, COMEÇOU EM 1955, QUANDO PARTICIPAVA DO REIZADO DAS CRIANÇAS NO SÍTIO TIRIRICA.GONZAGA DE GARANHUNS TEM O FLUXO SIMPLES DOS CANTADORES DE FEIRA,MAS É NA POÉTICA QUE É UM BRINCANTE E RESISTE AS NOSSAS CULTURAS DE RAIZ.COM REIZADO PERNAMBUCANO DE SUA AUTORIA, PARTICIPOU DO FESTIVAL DE MUSICA REGIONAL ALÔ PERNAMBUCO,CLASSIFICANDO-SE PARA FAZER PARTE DO CD DO EVENTO. HOJE, O CORDEL DE GONZAGA, PASSA DAS FRONTEIRAS DO BRASIL,TENDO EXEMPLARES NO MUSEU DO NOVO MEXICO (EUA) E ETIMOLOGIA DE OSAKA (JAPÃO).SÃO MAIS DE 185 TÍTULOS SOB OS MAIS VARIADOS TEMAS.
ELE DIZ QUE SEMPRE PROCURA VERDADEIROS FATOS HISTÓRICOS DE GARANHUNS, COM A ORIGEM DE NOSSA CIDADE, A HECATOMBE DE GARANHUNS, A MORTE DE DOM EXPEDITO LOPES E FATOS MAIS RECENTES. ELE DIZ QUE BUSCA TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS QUE POSSAM TRAZER INFORMACOES SOBRE ACONTECIMENTOS, DIFICIL É ENCONTRAR ESSES DOCUMENTOS. UMA DE SUAS PRINCIPAIS FONTES ERA O DR IVALDO DOURADO (IN MEMORIAN).

NÓS QUE FAZEMOS ESTE BLOG, PARABENIZAMOS ANTECIPADAMENTE ESTE GRANDE ARTISTA GARANHUENSE E QUE ELE POSSA NOS ORGULHAR COM MUITO MAIS TRABALHOS.

Fontes: http://www.blogdoronaldocesar.com.br/
              Carlos Janduy - Correio 7 colinas

Um comentário:

  1. Parabéns Gonzaga ! orgulho do povo garanhuense !

    ResponderExcluir